sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Santa Missa: O céu na Terra!



“Felizes os convidados para o banquete de núpcias do Cordeiro” (Ap 19,9b).
Essa passagem do Apocalipse de São João complementa o tema do nosso acampamento: “Alegria da minha juventude”.
A afirmação de São João refere-se a nada menos que a Santa Missa! Sim, aquela que participamos todo domingo, o banquete do Senhor, onde comungamos sua Carne e seu Sangue, o banquete das núpcias do Cordeiro.
E por que banquete “de núpcias”? Porque é na Santa Missa que a Igreja se revela como Esposa de Cristo, que se torna uma com Ele através da comunhão.
Existiria melhor definição que “felizes” para falar daqueles que tem a graça de participar da Missa? Creio que não... De fato, somos as pessoas mais FELIZES do mundo! Jesus é a alegria da nossa juventude, a alegria da nossa vida!

Vale a pena conferir o que Scott Hann fala sobre a Missa, ele é um ex-pastor protestante convertido ao catolicismo. Santa Missa e Apocalipse podem ter muito mais coisas em comum do que você imagina:

“De todas as coisas católicas, não há nada tão familiar quanto a Missa. Com suas orações, seus hinos e seus gestos sempiternos, a Missa é como um lar para nós. Contudo, em sua maioria, os católicos passam a vida sem ver além da superfície de preces memorizadas. Pouco vislumbra o forte drama sobrenatural de que participam todo domingo. O Papa João Paulo II chamou a Missa de “céu na terra” e explicou que a “a liturgia que celebramos na terra é misteriosa participação na liturgia celeste”.
[...]
“Ora, onde na terra encontramos uma Igreja universal que adora de uma forma fiel à visão de João? Onde encontramos sacerdotes paramentados de pé diante de um altar? Onde encontramos homens consagrados ao celibato? Onde ouvimos os anjos serem invocados? Onde encontramos uma Igreja que guarda as relíquias dos santos dentro dos altares? Onde a arte exalta a mulher coroada de estrelas, com a lua debaixo dos pés, que esmaga a cabeça da serpente? Onde os fiéis suplicam a proteção do arcanjo São Miguel? Onde mais, a não ser na Igreja Católica, e mais especificamente, na Missa?”
[...]
“...talvez você responda que sua experiência semanal da Missa é qualquer coisa, menos celestial. De fato, é uma hora desconfortável interrompida por choro de bebês, cantos monótonos entoados de forma dissonante, divagações, homilias sem pés nem cabeça e vizinhos vestidos como se fossem a um jogo de futebol, à praia ou a um piquenique. Mesmo assim, insisto que vamos realmente ao céu quando vamos à Missa. (...) Trata-se de algo que é objetivamente verdade, algo tão real quanto o coração que bate dentro de você. A Missa – e quero dizer toda Missa – é o céu na terra. (...) Muitos de nós queremos ‘obter mais’ da Missa. Bem, não podemos obter mais que o próprio céu.”

Prepare-se para vivenciar a Santa Missa como nunca antes! Neste carnaval, você terá a oportunidade de experimentar momentos inesquecíveis na presença de Jesus Sacramentado.

1° Acampamento de Carnaval da Revista Católicos:
Prepare-se para o seu melhor carnaval!


2 comentários:

Victor disse...

E como aguardo esses dias com uma mistura de ansiedade e alegria... =)

Alexandre disse...

Curioso com o formato desse acampamento.

Aguardo mais novidades!

Postar um comentário